quarta-feira, 28 de junho de 2017

A Felicidade e a Solidão

Diz-se e lê-se por aí, que o amor, aquele amor que sentimos por outra pessoa, é partilhar a nossa felicidade. Que quem não está feliz sozinho, nunca o será a dois. Eu tendo a concordar, porque a nossa felicidade deveria ser um estado de alma interior, e não deveria depender de fatores como ter ou não companheiro(a), ter muito ou pouco dinheiro, ter muitos ou poucos amigos, etc. Mas por outro lado, nós também não somos felizes ou infelizes a tempo inteiro. Não é assim que a coisa funciona. Ao longo do dia é normal termos momentos mais felizes que outros, além de que todos vivermos fases mais felizes e outras de grande infelicidade, que por norma, estão quase sempre associadas ao amor, ironicamente, aquilo que se diz que nos completaria e nos faria felizes.

Por outro lado, isso do estado de alma interior também é muito bonito, mas a verdade é que, por exemplo, quando após um longo período de desemprego encontramos um trabalho na nossa área em que somos valorizados, ou graças a um novo tratamento passamos a ter uma outra qualidade de vida, ou ainda quando nos apaixonamos e somos correspondidos, a verdade é passamos a sentir-nos muito mais felizes do que antes. Nós não somos uma máquina, estanque, em que se carrega num botão e pronto, agora já estou estupidamente feliz! Ou como dizia o Barney: “When I'm sad, I stop being sad and be awesome instead”. Não, as coisas não funcionam assim, pelo menos comigo não! Nós somos humanos e tudo o que nos rodeia é capaz de interferir, negativamente ou positivamente connosco, ainda que, mais numas pessoas que noutras.



E ultimamente, e não é de agora, que tenho vindo a sentir-me só...

No fundo eu sei que não precisaria de um batalhão de gente por perto para deixar de me sentir só. Até porque eu nunca gostei de grandes ajuntamentos, de muito barulho, de muita confusão. E nem sempre ter muitas pessoas por perto adianta de muito, pois pessoas há, que se sentem sós estando sempre rodeadas de gente. Talvez essa ainda seja uma solidão pior. No meu caso, talvez uma só pessoa chegasse para acabar com a minha solidão: mas teria de ser aquela pessoa.

Ainda por cima nunca tive muitos amigos, e muitas vezes o pior é não os poder ter por perto.

"O teu dedo é como o meu. Aponta sempre para longe", disse-me certa vez uma amiga que, lá está, só vejo uma ou duas vezes por ano.

Mas eu sou feliz nas minhas pequenas coisas... A meter as mãos na terra e a observar todos os dias as minhas plantas. A sentir o cheiro da relva acabada de cortar ou a ver as gotas de orvalho nas teias de aranha. Sou feliz a observar as pequenas coisas da natureza. Acho que nunca precisei de muito para me sentir feliz. Sei que cometo as minhas futilidades, é verdade, mas nunca foi a falta do material que me deixou triste, aliás, muito do que me deixa triste e revoltado, sempre foi, desde cedo, o que me rodeia, como a falsidade, a injustiça ou a hipocrisia.

Mas às vezes olho para o jardim, que não é nada de especial, mas é o meu cantinho que eu criei, e estou ali, sozinho. Acho um desperdício não o partilhar com ninguém. Talvez o remédio para a minha solidão fosse partilhá-lo com outra pessoa. Talvez a solidão seja isso, falta de ter com quem partilhar as nossas coisas. Os nossos pensamentos, as nossas ideias, a nossa companhia... o nosso corpo. Ironicamente, é provável que ande por aí outra pessoa que se sinta só, e se calhar a nossa companhia seria o remédio para a solidão de outra pessoa.

O ser humano é um ser social, não é um lobo ou uma coruja solitária. E não me venham cá com essa tanga da felicidade interior, porque o que eu acho é que, ninguém consegue ser totalmente feliz sentindo-se só. E no meu caso, às vezes acho que não precisaria de muito. Bastaria a companhia de uma borboletinha em volta de mim, enquanto cuido do jardim.

5 comentários:

  1. Lindo :)
    Palavras carregadas de significado e sentimento..
    Beijinho e abraço apertadinho
    SF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado.
      Obrigado pela visita :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Meu Caro Konigvs descobri o teu blog por acaso numa busca sobre florestas europeias (link da floresta polaca)e ao ler vários dos teus posts uma empatia imediata surgiu, pelo estilo e gostos pessoais e musicais teus e sobretudo pelo conteúdo, doença, solidão, doom metal e tudo em retorno de tudo isto, começarei a seguir o teu blog a partir de hoje, continua assim autêntico, não te conheço mas se conhecesse certamente teríamos uma boas conversas sobre todos estes temas (politica, ambiente e musica em especial) junto com umas minis, abraço!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá bom dia,
      Obrigado pelas palavras. É sempre reconfortante encontrar outras pessoas que partilhem os mesmos gostos e interesses que nós, tantas vezes vistos com estranheza pela sociedade.
      Vá passando por cá, e diga se sua justiça, mesmo que não concorde comigo!
      Bom fim-de-semana!

      Eliminar
    2. Assim farei, é deveras reconfortante, mas é algo que sabemos no nosso intimo que existe, essas pessoas, podem apenas não estar perto, não se manifestarem tanto etc etc, mas a forma como estruturas os teus pensamentos, fora de qualquer ditame, é muito refrescante, o texto sobre jesus está brilhante, estava a rever-me no que lia, o que sempre disse, Jesus um homem, humanista à frente do seu tempo, com um conjunto de ideias de valorização da vida humana num tempo de brutalidade (apenas refinada nos dias de hoje) Como poderia Jesus ser de Direita que se baseia no que de pior a espécie humana tem? Serve a Igreja para algo mais do que veiculo de propaganda que distorce e usa o amor e compaixão (direitos, deveres, e manifestações humanas básicas essenciais e predominantes se potenciados de forma correcta) como moeda de troca para a obediência acrítica? Neste rectângulo à beira mar plantado, cheio de história, de natureza milenar destruída primeiro por ímpetos expansionistas (descobrimentos) e depois por mera ignorância e ganância, é de facto ousado pensar e escrever de forma diferente, sobretudo quando se afrontam elites, o poder, o status quo, já vai longo este desabafo, ao som de Alcest me despeço, abraço e bom fim de semana de igual modo!

      Eliminar