quarta-feira, 14 de março de 2018

Maratona da Saúde - Doenças Autoimunes - Antena 1



"Há cerca de 100 doenças autoimunes já identificadas. Estas doenças dificultam o diagnóstico  que pode ser muito difícil em alguns casos. Quais são os principais sintomas e sinais de alerta destas doenças?

A doenças autoimunes, e decompondo a palavra "Auto" "Imune", é o nosso sistema autoimune, o sistema de defesas que se vira contra nós. E se se vira contra nós pode-se virar contra nós em qualquer parte do corpo.

É possível fazer a prevenção?
De alguma forma é possível. Se nós decompormos tudo o que sabemos que pode levar á doença nós temos três grandes grupos: parte genética; depois a parte pessoal. Por exemplo nós sabemos que muitas das doenças autoimunes atingem as mulheres. E qual é a diferença de mulheres para homens? Principalmente as mulheres normalmente em idade hormonalmente ativas. Após a primeira menstruação ou quando começam o primeiro anticoncecional. Outra coisa ainda relacionada com a própria pessoa é que sabemos que o stress e a depressão pode também ser a gota de água que empurra nesse sentido. E em relação ao ambiente sabemos que, por exemplo,  a falta de Vitamina D pode ser também um fator que contribuiu. Ou seja, isto é um puzzle. E à luz de uma das teorias que aponta muito a possibilidade de ocorrência de doenças autoimunes, é a teoria da higiene. Diz que, à medida que os países se foram desenvolvendo e foram tendo mais higiene e controlando mais as infeções,  sistema imune começou a atacar a si próprio. E essa teoria da higiene diz por exemplo que, os miúdos devem ir para o infantário cedo, devem andar no quintal das avós, deixar-se sujar, para irem tendo as infeções correntes. Prevenção passa por isto. 

(O Dr. Carlos Vasconcelos é médico de Medicina Interna com doutoramento na área das Doenças Autoimunes. É ex-diretor e atual colaborador da Unidade de Imunologia Clínica do Hospital de Santo António, Centro Hospitalar do Porto e Professor Catedrático no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.)


Sem comentários:

Enviar um comentário