domingo, 3 de dezembro de 2017

Teste de Personalidade: Quão Neandertal és Tu? e podes culpar o teu ADN?

Fala-se muito do QI (Quociente de inteligência) e do QE (Quociente de Inteligência Emocional) mas e o que sabem acerca do Quociente de Neandertal?

O jornal Guardian, no seu site on-line, e em jeito de passatempo e curiosidade domingueira, e promovendo o livro "És mais esperto que um chimpanzé?"de Ben Ambrige, deixa um questionário para percebermos melhor como é o nosso Quociente de Neandertal. Isto porque um novo estudo da Universidade Nova York analisou 200 Homo Sapiens e tentou perceber quais os traços de personalidade que eles compartilhavam com os nossos primos distantes Homo Neanderthalensis.

The Guardian
E quanto a nós? Vamos lá ver então. Com que frequência (nunca / ocasionalmente / frequentemente) tu...

a) Fantasias sexualmente com alguém que não é o teu parceiro?

b) Evitas falar com pessoas que não conheces muito bem?

c) Por vezes sentes-te tão nervoso que nada te pode acalmar?

d) Mostras falta de imaginação em situações novas?

Ora bem... no meu caso, como de momento não tenho nenhuma Femina Sapiens(*) salto já para a alínea b: Não, não evito nada falar com pessoas que não conheço bem. Estou muito à vontade com isso.

c: Raramente. 

d) Sou extremamente criativo e imaginativo mesmo em situações novas.

Concluindo, sou um verdadeiro Homo Sapiens! e tenho um QN  baixo!
Mas se a maioria das tuas respostas foi frequentemente então tens um NQ relativamente alto

À primeira vista nós Homo Sapiens somos monogámicos (cof cof) sociáveis, calmos e imaginativos, ao passo que os Neandertais eram promíscuos e brutos. Mas os investigadores observaram as amostras de ADN dos participantes e procuraram correlações entre as suas personalidades e a sua sobreposição genética com o ADN de Neandertal, as correlações foram pequenas, mas estatisticamente significativas. Uma vez que, em geral, a evidência de traços de personalidade hereditários é forte, e como tal não é exagerado imaginar um futuro próximo em que as nossas personalidades sejam analisadas, não em questionários, mas pelo nosso ADN. 

Mas eu acho que isto também dá uma bela inimputabilidade a muito boa gente! 
Ai querido, sim é verdade, andei a pinar com o colega novo do escritório, mas tu sabes, eu não tenho culpa nenhum. É o maldito Quociente de Neandertal! Ou ainda "Querida, levas nas trombas todos dias, mas eu não tenho culpa, é tudo do ADN e dos nossos primos Neandertais!

(*) Pois é, chamar Homo Sapiens a todo a humidade é certamente uma terminologia que viola o código para a igualdade de género. Oh não, se alguém se lembra temos mais umas dezenas de mortos, com os incêndios... nas redes sociais! 

Sem comentários:

Enviar um comentário