quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Os Bons Exemplos na Estrada

"Há uns tempos fui atrás de ti e tu dás os piscas todos. Até dás pisca se te desviares de uma folha...." 

É interessante analisar como até os comportamentos corretos incomodam as pessoas. Ser um cidadão cumpridor é censurável. Repugna. 

Pois eu há muito que digo que é um desperdício que as marcas de automóveis os fabriquem e enviem para Portugal com piscas. Para quê? Podiam fazer umas edições especiais, só para o nosso país, mais baratas e tudo que a malta agradecia, em que os carros vinham de fábrica sem piscas. Era espetacular, até porque os piscas em Portugal só têm uma utilidade: usá-los quando se está mal estacionado! 

Via Google
Acho que os portugueses pensam que ninguém tem nada que saber para onde é que vão. É o efeito surpresa! E nem de propósito, e isto é absolutamente verdade, vinha hoje a chegar a casa, e vai-me uma mulher, talvez na casa dos cinquenta, sempre pela esquerda, numa estrada de dois sentidos! e eu quase a ultrapassá-la pela direita de tão devagar que ela ia! Lá deixo a mulher voltar à direita, e de repente, cem metros à frente, começa a afrouxar, e para-me de repente! E ali fico eu, feito estúpido, emparedado entre ela e por um carro atrás de mim. Dei-lhe uma valente buzinadela e ao passar por ela, vejo-a inclinada, como se estivesse a apanhar qualquer coisa do chão. Mas usar pisca para sinalizar a manobra? Não é preciso, ninguém tem de saber o que a mulher vai fazer!

E a maioria dos portugueses são assim. Ninguém tem nada que saber se vão virar à direita ou à esquerda, ou se vão parar de repente! Dar pisca porque se contorna um carro estacionado? Nem pensar! Os outros que estejam atentos, se não virem e se se esbardalharem? Olha, azar! Toda a gente sabe que tem de sinalizar as manobras para prevenir acidentes, mas os idiotas, são pessoas como eu, que cumprem escrupulosamente o código que aprenderam na escolinha de condução e que permite que nos consigamos entender nas estradas.
Lembro-me até de, quando certa vez, no ex-grupinho de amigos, começarem a tentar gozar-me quando disse que fui para o Algarve a 120/130Km/hora. "Ninguém vai para o Algarve a essa velocidade"! "Ninguém vai"... e como ninguém vai, vamos todos fazer - mal - o mesmo! Por que é que os comportamentos errados são tão mais fáceis de imitar, ao passo que fazer o que é certo é tão difícil? 

E lá está, os que agem bem são os que não dão piscas, os que não param nos STOP, os que conduzem enquanto falam ao telemóvel, os que atualizam a rede social no semáforo ou até lêem mesmo o jornal em cima do volante (como ainda vi nesta semana) ou que bebem até cair e vão conduzir. Os que nem acendem as luzes quando com o nevoeiro não se vê nada à frente dos olhos. As luzes de nevoeiro, essas ligam-nas de noite, que é para dar mais luz! 

Num país de assassinos na estrada, quem age mal é quem tem respeito por um código que todos aprendemos, para que nos possamos entender nas estradas e quem tem respeito pela vida dos outros. Os outros, toda essa cambada de idiotas que andam nas estradas como se fossem circuitos de automobislismo, onde quase vale tudo, esses é que são os bons exemplos. 


Artigo 21.º Sinalização de manobras 
1 - Quando o condutor pretender reduzir a velocidade, parar, estacionar, mudar de direção ou de via de trânsito, iniciar uma ultrapassagem ou inverter o sentido de marcha, deve assinalar com a necessária antecedência a sua intenção. 
2 - O sinal deve manter-se enquanto se efetua a manobra e cessar logo que ela esteja concluída. 
3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 60 a € 300.

2 comentários:

  1. Há alguns anos, no ranking de piores motoristas do mundo, o Brasil estava em quinta posição. Imagine só como é difícil sobreviver por aqui. ;)

    Beijos!:*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena :)
      Desculpa, esqueci de responder aos teus comentários!
      Olha, fui pesquisar, e encontrei aqui um site: https://blog.waze.com/2015/09/global-driver-satisfaction-index.html que fala nos melhores e nos piores. Boa notícia: Portugal e Brasil não estão em nenhuns dos rankings! Mas isto destas estatísticas vale o que vale! Acredito que sim, que os portugueses não sejam dos piores do mundo, mas se não são, nem quero imaginar onde se conduz pior do que aqui!!
      Beijinhos

      Eliminar