sábado, 5 de agosto de 2017

Portugueses: Os Falsos Pacifistas

Recentemente ficamos a saber que Portugal passou a ocupar o terceiro lugar na lista de países mais pacíficos do mundo, sendo só suplantado pela Islândia e Nova Zelândia. Quem não conhecer a realidade, imaginá que por cá não existe violência doméstica e somos um país de cavalheiros, fazendo jus a termos sido o primeiro país do mundo a abolir a escravatura e um dos primeiros a abolir a pena de morte. 

Mas depois na prática, somos tão pacíficos, mas tão pacíficos, que uma avioneta aterra de emergência numa praia, e os populares querem linchar, à boa maneira medieval, os tripulantes do aparelho. Era só ir buscar uma corda, que fazia-se já ali justiça! 

E depois reparem como afinal, pensando bem, para as pessoas, a diferença entre o heroísmo e a bestialidade é extremamente ténue. Tivesse a avioneta aterrado sem que ninguém tivesse ficado ferido, e estes homens, agora acusados de homicídio por negligência, podiam muito bem ser os novos Eder deste verão. 



1 comentário:

  1. Completamente, somos o povo de brandos costumes, que se traduz mais ou menos nisto: fortes com os fracos e fracos com os fortes, um país muito hierarquizado, socialmente estratificado onde manda quem pode e obedece quem deve...é a verdadeira religião aqui e um pouco por todo o lado, o Poder, apontar o dedo aos outros e condena-los com a justiça popular que é o mesmo que nenhuma, existe muita dificuldade em perceber o conceito de Estado de Direito, baseado no Direito em si e na psicologia no conhecimento do comportamento humano, que o apoia e justifica, mas é graças a ele que não temos os linchamentos que falaste, por quanto tempo mais neste brave new world da pós verdade?

    ResponderEliminar