quinta-feira, 27 de julho de 2017

A melhor cena de engate de sempre

E por falar em viagem, comboios e estações, encontros e desencontros:

Pensa assim. Avança no tempo, dez, vinte anos e estás casada.

Só que o teu casamento já não tem a mesma energia. Começas a culpar o teu marido.

E começas a pensar em todos os gajos que conheceste na tua vida e no que teria acontecido se tivesses escolhido um deles. Bom, eu sou um desses gaijos. Sou eu! Podes pensar nisto como uma viagem no tempo, de lá até agora, para ver o que estarias a perder. Vê isto como um grande favor para ti e para o teu futuro marido do que isto poderia ser. Uma hipótese de veres como realmente não perdeste nada. Que afinal eu sou uma merda como ele, tão desmotivado e chato quanto ele, e tu fizeste a escolha acertada e estás muito feliz.



Acho que descer do comboio com este desconhecido seria praticamente impossível de recusar, tivesse ela namorado ou não. E se tivesse namorado, e sendo ele um homem, deveria ela recusar? Será que a partir do momento em que estamos numa relação (no caso dos heterossexuais) só podemos conhecer pessoas do mesmo sexo que o nosso? Se calhar essa é a teoria da burka..

E se não tivesse namorado, o que fazer com este desconhecido que tanto impacto causou, mas que vive lá do outro lado do mundo?
- Nem sequer pensar nisso porque depois vamos sofrer imenso?
- Vamos-lhe dar uma oportunidade e logo se vê?
- Ou se gostarmos muito dele, não há entraves para o amor?

É um dos meus filmes preferidos, e no meu modesto entender, esta é provavelmente uma das melhores cenas de engate de sempre.


Antes de Amanhecer / Richard Linklater / 1995

2 comentários:

  1. É mesmo uma história maravilhosa, Konigvs! Mas acho que sou uma romântica incurável e continuo acreditando que não existem barreiras quando há amor.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena :)
      Olha, aqui que ninguém nos ouve, e tu bem sabes, eu também sou igualmente um romântico incurável (shuu..baixinho para ninguém ouvir!).
      Conhecendo-me bem, se eu encontrasse esta (linda) mulher em viagem, e que criou tanto impacto, porque é muito culta e inteligente e com muito bom humor, bom, eu certamente quereria manter contacto com ela! Porque, como eles referem no segundo filme, ao longo da vida não vais encontrar tantas pessoas assim, que são especiais para nós ;) e essas pessoas são preciosas, não nos podemos dar ao luxo de as deixar fugir ;)
      Bom fim-de-semana!
      Beijinhos

      Eliminar