domingo, 19 de março de 2017

Jesus Cristo: O Revolucionário Anarquista e a Inversão da sua Política

Eu não tenho religião. Nenhuma. E se algum dia vier a aderir a uma religião, façam-me um favor, internem-me, pois certamente já não estarei bem da cabeça. 

Eu acho que as religiões não são mais do que grandes organizações, travestidas de grupos do bem, mas destinadas a fazer o mal, a obter grandes benefícios, favores, e grandes quantidades de dinheiro que ainda por cima não paga impostos. E nenhuma pessoa pode negar, que certamente o mundo seria hoje um lugar bem mais igualitário, mais harmonioso e mais pacífico se não tivessem havido religiões. Os grandes líderes espirituais como Cristo, apregoaram o amor ao próximo. Ironicamente, os seus fanáticos seguidores, andaram e andam a matar quem pense de maneira diferente. 

Cristo não tinha religião! Era um homem livre que defendia a harmonia entre as pessoas. Desprezava e infringia as leis do Estado, lutava contra os políticos, contra o capitalismo, contras as fronteiras, e contra todas as formas de opressão.

Politicamente, parece-me óbvio que poderemos classificar Cristo como um Anarquista. Cristo foi considerado um agitador, um subversivo, alguém que se dava e defendia sempre os mais pobres e os excluídos. Cristo não era visto na companhia dos mais ricos, dos senhores de terras, dos comerciantes, ou dos fariseus. Pelo contrário, Cristo fazia-se rodear dos mais pobres, dos doentes, dos ladrões, das putas e dos mendigos. 

E por tudo isto, por atentar violentamente contra os interesses instalados, por pôr em causa as leis que defendiam os mais ricos, por ser um agitador e um extremista, tão radical que defendia o amor do próximo, e que defendia os pobres, Cristo foi condenado à morte. Mas aqueles que o mataram, os romanos, e que há séculos adoravam montes de diferentes deuses, rapidamente fizeram uma igreja em seu nome, para passarem, supostamente, a adorá-lo só a ele: aquele que mataram por ser  pior que o assassino Barrabás! E como qualquer bom político, os romanos começaram a fazer o oposto do que Cristo defendia!

A meu ver, ideologicamente, Cristo seria um anarquista. Mas se o quisermos integrar politicamente nos dias de hoje, entre a Esquerda ou a Direita, então teremos, sem sombra de qualquer dúvida, de o colocar certamente bem na Extrema-Esquerda do Parlamento!

Na sociedade da época tínhamos Herodes e Pilatos que defendiam os interesses dos mais ricos, que cobravam impostos e que matavam indiscriminadamente. Podemos então identificar Pilatos e Herodes, como os fascistas, os radicais de Direita, os "neo-liberais" como agora se diz, aqueles que põem o pé no pescoço dos pobres e da classe-média, para depois salvar os ladrões que levaram os bancos à falência.

E do ponto de vista económico, o que é que Jesus Cristo defendia na época? Defendia o capitalismo, o ganância de produzir mais e mais, ou defendia o seu oposto. Atentemos nas suas palavras?

"É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus”. 

E deixou a estrita indicação:

“Vende tudo o que tens e dá aos pobres” 


Analisemos então. Cristo violava constantemente as leis instituídas, lutava contra os políticos, lutou contra toda a espécie de capitalismo (vende tudo e dá aos pobres) andava e lutava sempre pelos mais desfavorecidos, pelos pobres e pelos doentes. Pois então, é inegável que Cristo não tinha ideais de Direita! Bem pelo contrário! Cristo nunca que teria um partido político, pois defendia a liberdade individual. Cristo a meu ver, é um grande líder anarquista, mas se hoje fosse vivo, e tivesse de escolher de escolher um partido para votar, bom, então certamente que votaria num partido que defendesse os que menos têm. E esses partidos teriam de ser de inspiração comunista! Porque comunismo significa, precisamente, "comum", é uma política que defende (supostamente) a igualdade entre as pessoas. 

Mas o que é que se passa nos dias de hoje? Politicamente, quem são as pessoas que hoje se dizem seguidoras de Cristo? Ironicamente, são os mais conservadores! E como isto é tudo muito divertido! Quão irónico isto é? Cristo tinha um pensamento vanguardista, moderno, libertário, que apregoava o amor ao próximo. Então e não é que as pessoas mais religiosas de hoje, tal como no passado, são as mais mesquinhas, mais hipócritas e que são contra tudo que são liberdades individuais?

Se Cristo amava o próximo, e se dava com as putas, ladrões, e com toda a espécie de pessoas, aparentemente, pouco recomendáveis, porque raio é que os cristãos sempre oprimiram os mais fracos, nomeadamente as mulheres, e lutam com todas as forças contra a igualdade de direitos? Por que é que os cristãos são contra o aborto, são misóginos e homofóbicos?

E por que é que as pessoas que se dizem religiosas, e que dizem seguir a doutrina de Cristo, são na sua maioria de Direita, a política que defende, precisamente, o capitalismo e que defende os mais ricos que tenta esmagar os mais pobres? Porquê? Que raio de lógica é essa que os cristãos têm, que eu ainda não percebi? É a lógica da batata ou a lógica do "olha para o que eu digo mas não olhes para o que eu faço"?

Pior! Veja-se que em Portugal até meterem a Maria, a mãe de Cristo ao barulho! Celebra-se este ano cem anos, da invenção da aparição de Maria na Cova da Iria. E imaginem que um dos seus (supostos) segredos, era que se tinha de se acabar com o comunismo!! Reparem, até lá no céu a mãe de Deus, se preocupa com a política! E a Igreja também sempre se meteu na política. Os padres sempre tiveram junto do povo, crédulo e ignorante, grande influência e sempre tentaram manipular para que o povo votasse em quem mais lhes interessava, e que não era quem mais interessava ao povo!
Portugal viveu uma ditadura durante 50 anos, e quem foi o grande aliada do ditador Salazar? Para que foi que se inventou a confissão, se não para descobrir segredos e aniquilar os subversivos? 

Mas hoje em dia as pessoas já não andam com os olhos tapados. E então por que é que as pessoas não praticam os ensinamentos de Cristo? Por que é que os cristãos vão todos à missinha bater com a mão no peito, mas depois não dão nada a ninguém, nem fazem nada por ninguém? Por que é que as falsas instituições de caridade, associadas à igreja, angariam tanto dinheiro com a desculpa de ser para dar aos pobrezinhos, mas depois, como foi agora revelado, a Caritas tem milhões e milhões no Banco, para dar aos seus administradores? E por que é que o Vaticano, o país do Papa e dos cardeais, há-de ser o país mais rico do mundo se Cristo disse que nenhum rico vai para o céu?

Afinal, que puta de religião é essa?

2 comentários:

  1. Excelente texto.
    Também não tenho religião nenhuma mas os ideais de Cristo deveriam ser seguidos por todos.
    Quanto a ser Anarquista ou Comunista, talvez tenha sido uma mistura dos dois.

    Beijos e bom dia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amor!
      Isto foi escrito, olha, usando a terminologia do teu blogue, numa "rapidinha" matinal! Seria tema para uma reflexão bem mais profunda.
      E eu nem sequer escrevi sobre as minhas próprias convicções, só coloquei questões e analisei à luz do que a história nos diz. Porque eu nem sequer estou seguro que Cristo tenha mesmo existido! Mas isso não interessa para nada. O que eu questiono é o porquê das pessoas não pensarem pela sua própria cabeça, não questionarem as coisas, e de apregoarem uma coisa e fazerem o seu oposto!
      Bom domingo para ti também.
      Beijo

      Eliminar