terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Meytal: Como a Internet se tornou o palco da Baterista Sorridente



Eu nasci em Israel e comecei a tocar bateria aos 18 anos. Cresci com uma ideia muito rígida do que é ter uma boa profissão, comparado com aquilo que é um completo desperdício de tempo. O meu pai morreu num acidente de carro quando eu tinha 7 anos e a minha mãe criou-me, sozinha, conjuntamente com os meus 6 irmãos. E como a típica mãe judia, era importante que eu estudasse e tivesse uma boa profissão, e ser baterista não estava nessa lista. Mas apesar de ela achar uma péssima ideia, eu resolvi dar uma oportunidade aos meus sonhos. Então decidi mudar-me para Los Angeles e tentei fazer uma carreira de baterista. Deveria ser fácil não?

Não foi. 

Rapidamente apercebi-me que L.A. estava repleto de bateristas incríveis, que tocaram bateria toda a vida e ninguém iria esperar por mim e um dia dizer "estou aqui para ti"!
Esperei. Esperei que alguma coisa acontecesse, que aparecesse uma grande oportunidade ou que alguém me descobrisse. E é fácil ficarmos presos nesta vitimização. 




Até que um dia, uma amiga apareceu com a ideia de gravarmos um vídeo para enviar ao America Got Talent. E foi o que fizemos. Gravamos um vídeo de Toxicity dos System of a Down. Bom, digamos que o programa cagou em nós, mas o vídeo de imediato tornou-se um tremendo sucesso na internet com milhões de visualizações. Carregamos um segundo vídeo, e de repente estávamos nas vidas de milhões de pessoas. E no fundo eu estava a fazer o que gostava e as pessoas estavam interessadas nisso....

Eu comprometi-me com uma ideia sem saber o que se seguiria. Olhando para trás há uma grande razão para eu estar aqui hoje a falar com vós. Propus-me a um objetivo concretizável a que muitos acharam que era um completo desperdício de tempo. Como resultado, eu comecei a praticar e a melhorar cada vez mais a minha arte e por outro lado a partilhar a minha experiência com o mundo inteiro, naquele que é o maior palco do mundo: a Internet. 

O Einstein uma vez disse que "a genialidade é 1% talento e 99% trabalho árduo". Eu não acho que seja a melhor baterista do mundo. Ao ver os primeiros vídeos que eu gravei... francamente? Fico envergonhada. Mas isto não é acerca de ser perfeita e sem falhas. Tem a ver com autenticidade, persistência e estar bem com as imperfeições e seguir em frente. 

Com esta ideia em mente, comecei a colocar vídeos no Youtube, todas as terças e todas as sextas-feiras construindo a minha própria marca: Meytal. E as pessoas que gostavam dos meus vídeos partilhavam-nos com os amigos nas diversas redes sociais. Quantos mais vídeos tinha, mais as pessoas os partilhavam. Criou-se um efeito bola de neve, e nada me parava de continuar a fazer vídeos a coisa crescia exponencialmente. 

Quando cheguei aos 100 vídeos, tinha uma enorme quantidade de seguidores. E aquilo que eu queria fazer a seguir e a razão pela qual eu me mudei de Israel para os Estados Unidos era ter uma banda. 

Através das redes sociais consegui fundos para lançar o meu próprio álbum de originais. Foi a primeira vez que tentei escrever e compor música original depois de anos e anos a tocar a música dos outros. E, depois de dois anos a escrever, e aquilo que pareceu uma luta interminável, o álbum estava pronto. Mas eu não tinha a certeza que poderia lançá-lo com sucesso. Eu tinha a noção que eu precisava da credibilidade de uma grande editora que chegasse e dissesse: ela é boa. 

Vinda do Youtube, estamos expostos a uma enorme quantidade de críticas, de que eu não era uma verdadeira artista, e quase me fez assinar um péssimo contrato com uma editora discográfica, que ficaria com todos os meus direitos e que me daria quase nada em troca. Mas felizmente no último minuto eu decidi que não me ia vender à proposta que a editora me oferecia e lancei o álbum de forma independente. 

Na primeira semana que o álbum foi lançado vendeu 10 mil cópias e chegou a primeiro lugar da Billboard para melhor novo artista. A minha relação com o público tornou isso possível. A minha relação que começou com um único vídeo, gravado na minha cama, enquanto o vizinho do lado gritava do outro lado da janela para que me calasse. 

A internet democratizou a indústria da música para sempre. Não tens de passar numa audição, não precisas da aprovação de ninguém para seres descoberto. Podes fazê-lo tu mesmo. Começa hoje mesmo!

Sem comentários:

Enviar um comentário