quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Quanto duram umas sapatilhas Quechua baratas?

Estranhamente, não sei porquê, mas é já a terceira vez que vou falar de calçado aqui no blogue. E posso assegurar que não é nenhum fetiche! Da primeira vez manifestei a minha estranheza, e até revolta, para com uma marca de calçado (Merrel) que me custou os olhos da cara, e em que a sola se desfez rapidamente. Agora vou falar do oposto, de um par bem barato.

E por norma as pessoas tendem a achar, onde por vezes também me posso incluir,  que artigo caro é muito bom, - umas Merrel de 80€ deve valer bem o investimento - e que artigo barato não presta, o que não é de todo verdade. Se não vejamos. 

Fez agora dois anos que comprei umas Quechua Arpenaz 50 por 13€. Ora bem, é fácil fazer as contas, as Merrel que comprei davam para comprar 6 pares destas Quechua! Mas logicamente que não estamos a falar do mesmo segmento, mas mesmo assim, calçado muito mais caro, deveria, em proporção, durar muito mais.

Quando comprei as minhas Quechua na Decathlon, ouvia uma senhora a dizer para um rapaz, que até tinha ali umas bonitas, mas que eram "muito baratas"! O melhor seria mesmo comprar outras, da mesmíssima marca, mas pelo dobro do preço! E eu ouvia aquilo, enquanto pensava precisamente o oposto! São mesmas essas baratas que eu vou comprar! E comprei mesmo.


Eu quando compro calçado, a primeira coisa que faço, é dobrá-lo e perceber se é minimamente confortável. Calçado que não vergue facilmente é para esquecer. Lembro-me de certa vez ter comprado umas Berg na Sportzone, só porque estavam baratas e mais não fosse usava-as para jardinar, mas foi dinheiro quase deitado ao lixo. Extremamente duras, nada confortáveis. 

Estas Quechua eram leves e passavam nesse teste. Restava, como é lógico, saber quanto iriam durar, mas isso só depois de as comprar poderia depois saber. E duraram até agora, dois anos, mas a duração de algo que se gasta tem de se analisar quanto se usou, pois se estiveram no caixote, podem durar uma vida toda!

Bom, estas sapatilhas foram de facto muito usadas nestes dois anos, mas muito mesmo, grande parte do tempo no trabalho (foi para isso que as comprei) e ainda em algumas caminhadas, e por exemplo, fizeram comigo os Picos da Europa. E dois anos depois, é este o estado delas:




Depois de dois anos intensos a carregarem-me muitos dias, começam agora a descascar na biqueira, contudo, a sola mantém-se completamente intacta e apesar do mau aspeto ainda estão completamente funcionais, e como tal devo dizer que estas Quechua baratas estão aprovadas para o custo que têm.

Sem comentários:

Enviar um comentário