sábado, 3 de setembro de 2016

Estrangeiro no próprio país

Já me aconteceu inúmeras vezes. Acho que até deveria apontar as situações mais caricatas para depois não me esquecer! Vem isto a propósito de, vá lá saber-se porquê, eu passar constantemente por estrangeiro no meu próprio país. E não, não estou a falar daquelas situações em que o pessoal vai a um restaurante no Algarve e partem logo do pressuposto que quem ali entra é estrangeiro!

Não. Estou a falar mesmo em situações normais do dia-a-dia. Como, por exemplo, quando um ressacado, ali perto da Torre dos Clérigos, dirige-se a mim e diz enquanto passa os polegares pelos dedos, e não é preciso saber linguagem gestual para perceber de imediato que ele se referia a mortalhas:

"Do you have papers"? 

Hoje aconteceu mais uma situação dessas, mas bem mais interessante. Ora bem, desde logo mais interessante porque foi com gaijas! Várias, jovens, sei lá, seis ou sete gaijas, e depois porque durante alguns segundos ouvia-as falar de mim, não sabendo elas que eu as estava a perceber perfeitamente! pois pensavam elas que eu era estrangeiro e não falava português!



Enquanto eu acabava de tirar uma fotografia e me abaixava para colocar a máquina dentro do saco, e por sua vez o saco dentro da mochila, ouvia o grupo de mulheres:

"Vamos tirar umas fotos?
Olha ele até tem machine e tudo... Vamos-lhe pedir? Mas que língua é que ele falará?

E enquanto estava curvado, tratando de arrumar as coisas, pensava para comigo, "mas tu queres ver que elas estão a falar de mim"?

E nisto sinto alguém aproximar-se de mim, e diz, como se eu fosse uma criança de dois anos:

"Ooooolá"!...

Sem comentários:

Enviar um comentário