quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Amigas da Bolha

Corria o ano de 2016.

A Primavera corria para o seu final e Portugal encontrava-se a disputar o Campeonato Europeu de Futebol em França. Mais uma vez, depois de um jogo de preparação a feijões, contra um adversário com um futebol tão forte que agora nem lembro o nome do país, havíamos ganho de 7-0 e como tal já íamos ser campeões!

É sempre assim, os portugueses são irracionalmente emotivos. Vão do 8 ao 80 enquanto o Diabo esfrega um olho. E desta vez estavam no 80. Demos 7-0, apesar de nunca jogar nada pela seleção temos o "melhor do mundo ", e a Europa vai ser toda nossa. 

Mas não foi. 

Antes da competição, o meu colega, com quem sempre gostei de trocar umas impressões da bola, apesar de eu ser cego, que é como quem diz  de não ver televisão,  tinha-me perguntado se eu achava que Portugal poderia ser campeão da Europa. E eu então proferi as seguintes palavras proféticas:

"Acredito sim que podemos ser campeões da Europa, mas só se passarmos a fase de grupos, coisa que não acredito". 

No dia do segundo jogo, eu estava por Miranda do Douro e haveria de me cruzar com as Amigas da Bolha. Este é grupo exclusivamente só de mulheres, são uma espécie de Amazonas da Boa Disposição. Perante a oportunidade que tive de as fotografar no seu habitar natural, não hesitei e disparei certeiramente. Podemos ver como em grupo estas Amazonas se comportam: o estratégico cruzar de pernas, os óculos de sol e lenço com as cores da seleção. Nada é deixado ao acaso!



À noite, no restaurante, estavam todos mais entusiasmados para ver o jogo de Portugal contra a Áustria, que com a posta mirandesa que ia ser servida. Mas o entusiasmo rapidamente bateu na trave. Na sala, não havia uma única televisão para se ver o jogo, só mesmo num corredor que também tinha algumas mesas, para onde só foram três ou quatro adolescentes. E quase todos ficaram amuados. 

Quando a posta já tinha toda passado o esófago e já estava a ser digerida no estômago pelo suco gástrico, fiquei então a saber o Cristiano tinha falhado, nos últimos minutos, o penalti que daria a vitória a Portugal e a coisa tinha-se ficado por empate. 

E agora já estava toda a gente de novo no oito! A seleção não joga um cu e o selecionador que veio lá da Grécia anda-se a ver grego e também não sabe o que anda a fazer. Nem levou avançados, ou pior, levou, mas foi aquele preto das trancinhas que em vinte jogos nunca marcou um golo sequer! Ele é maluco quando diz que só sai de lá no dia 11 de julho, com a taça na mão e que vai ser recebido em Portugal como um herói! Deve estar mesmo maluco!

Nos dias seguintes eu quis escrever sobre as Amigas da Bolha, mas depois pensei: então mas vais publicar uma fotografia das mulheres sem autorização e tal, é sempre chato. Mas depois pensava como elas devem colocar dezenas ou centenas de fotografias nas redes sociais... Qual seria o mal?
Pronto, coloco depois, mas só se Portugal for campeão da Europa!

Mas eu haveria de ter dupla razão. 
Portugal haveria de ficar em terceiro lugar no seu grupo, só com empates, o que até então nunca que daria para passar à fase seguinte, mas com artes mágicas, e porque desta feita, e pela primeira vez alguns terceiros classificados passavam, Portugal então lá acabou mesmo por seguir em frente, e pasme-se, evitando todas as seleções mais fortes, e de empate em empate, haveria mesmo de se sagrar, pela primeira vez, Campeão Europeu de Futebol!

Mas tudo isto só aconteceu porque o universo queria mesmo que escrevesse um post sobre as Amigas da Bolha.

1 comentário: