sábado, 16 de abril de 2016

EDP: Paga o que me deves

Chamar, com todas as letras de L A D R Õ E S a quem gere a EDP, a antiga elétrica nacional, que o ex-governo fascista de Passos e Portas nacionalizaram ao Estado Chinês, e que eles muito agradecem, pois a cada dia que passa lhes mete no bolso 400 Mil Euros, não é um insulto gratuito: é um facto. 

Ladrão não é só aquele que nos assalta o carro, a casa, ou nos ripa a carteira quando estamos distraídos nos transportes públicos. Ladrões são também aqueles que, todos os meses, nos cobram dinheiro a mais, muito a mais diga-se, pelo serviço que nos prestam. É como um qualquer funcionário mal intencionado de uma loja, que nos dá, de má fé, o troco errado. Só que aqui no caso não é uma pessoa mal intencionada mas sim grande uma empresa. 

Todos os meses é a mesma coisa. A EDP, empresa podre de rica, e por isso é que foi nacionalizada pelo governo fascista que era contra as nacionalizações! PSD e o CDS nacionalizaram a EDP, vendendo-a ao Estado Chinês! E foi vendida por dar muito dinheiro, pois certamente que se desse prejuízo ninguém estava interessado em vendê-la porque ninguém estaria interessado em comprá-la. E esta empresa, que gera cada vez mais dinheiro, deixou de mandar os seus funcionários, todos os meses a casa das pessoas, contar o gasto de eletricidade e passou a fazer "estimativas"! Por um lado pode dispensar trabalhadores, por outro pode-se financiar, todos os meses, com o dinheiro indevidamente cobrado a mais.



Mas uma estimativa é um cálculo, uma média, é um consumo esperado. Se a EDP fizesse realmente estimativas, seria normal que quando existissem acertos, ora tivéssemos que pagar um pouco mais, ou então tivéssemos que receber. Mas não! Eu nunca tive de pagar porque sempre me fizeram uma "estimativa" bem por cima! Parece que as máquinas de calcular da EDP são como as balanças dos comerciantes, ou como os Litros das bombas de combustível: estão sempre a roubar contra o consumidor!

Mas não existe qualquer estimativa. O que existe, e não tem outro nome, é um roubo. O que acontece é aumentarem-nos intencionalmente o valor a pagar. E todos os meses, eu e todas as outras pessoas, estamos todos, em conjunto, a financiar a EDP ou as outras empresas de energia (que diga-se, pelo que vou ouvindo, são ainda são piores que a própria EDP). 

Eu tenho uma casa em que não habito permanentemente e em que os gastos de eletricidade são basicamente residuais. São para para usar o corta-relva, ou acender uma ou outra lâmpada, na maior parte as vezes da garagem. Ultimamente nem sequer lá tenho recebido amigos, em que se ligam os eletrodomésticos.

Daí que, até ao ano passado, fosse normal, mês após mês, nunca ter pago taxa audiovisual, pois enquadrava-me nas pessoas que não consomem 400KW/ano. Mas no ano passado, em agosto, tive uma bela surpresa: A EDP cobra-me 13, sim, não me enganei, foram treze Taxas Audiovisuais! Disseram-me que - terá sido também uma estimativa? - que como consumi mais que os 400Kw no ano anterior, teria agora de pagar as próximas 13 Taxas Audiovisual! E isto até me dá vontade de rir, eu ter de financiar a RTP, canal que não vejo, porque nem sequer tenho um televisor em casa! Olha, era bem preferível que ainda estivéssemos nos tempos da visita dos fiscais da TV! 

E lá estão mais uma vez as estimativas a roubar-me. Se andam sempre a "estimar" que eu vou consumir mais energia do que a que na verdade consumo, isto significa que quando chegar a concluir o tal ano (e tem de ser em agosto porquê? O ano não termina em dezembro?) isto significa mais uma vez que vou ter um consumo esperado muito acima do consumo real. E como tal quase de certeza que fui roubado nestas 13 Taxas Audiovisual cobradas indevidamente, porque no ano que passou tive um consumo bem abaixo, quando comparado com anos anteriores. 

E então foi muito interessante este mês receber a cartinha da EDP e ficat espantado quando fiquei a saber que tenho a receber, espantem-se, o equivalente a uns cinco meses de eletricidade!! Agora pensem quantos meses andei a pagar a mais - a ser ROUBADO pela EDP! 

Tenho então algum dinheiro para receber, e pensei que o receberia facilmente. Mas claro que estava redondamente enganado!

Pensava eu, mal! muito mal mesmo, que, se quando temos de pagar, podemos fazê-lo nas estações dos correios, via multibanco, nas Payshop, por débito direto, ou até qualquer outra pessoa por nós numa loja da EDP, pensei que para receber fosse igual. Seria normal que assim fosse certo? Pelo menos foi o que eu, ingenuamente, pensei. 

Mas estava completamente errado! Quando é para pagar, existem mil-e-uma-formas para facilitar a vida a quem recebe, mas quando é chegado o momento dos ladrões nos devolverem todo aquele dinheiro que nos andaram a ROUBAR indevidamente durante meses, temos de ser nós, pessoalmente, tendo de faltar ao trabalho se necessário, e deslocarmo-nos unicamente a uma loja da EDP, esperar horas a fio nas bichas, para finalmente receber o que nos é devido. 

Se somos nós que pagamos, por esquecimento como já me aconteceu, a fatura um minuto que seja depois do dia devido, já nos cobram por isso, mas quando são os ladrões que nos ficam MESES com o nosso dinheiro, e ainda nos colocam entraves e mais entraves para recebermos tudo aquilo que nos é devido, já ninguém precisa de nos pagar pelo tempo que retiveram o nosso dinheiro. O mais interessante é tudo isto acontecer, sem que nenhuma entidade reguladora proteja minimamente o consumidor.


Sem comentários:

Enviar um comentário