domingo, 8 de novembro de 2015

Oficinas: a verdadeira selvajaria

Estou em crer que hoje em dia, encontrar um bom mecânico, ou uma boa assistência técnica, é quase mais difícil que encontrar um bom dentista ou um bom médico de outra qualquer especialidade. E por bom mecânico, quero dizer, bom profissional, que sabe mexer onde deve e deixar um trabalho bem feito, e não ter de andar às apalpadelas - tipo um amante inexperiente - e dar cabo de umas coisas, até finalmente encontrar o sítio certo onde enfiar a chave.

Mas depois há os que sabem ir ao sítio certo, mas têm a mania que são espertos, aquela esperteza saloia tão típica de Portugal, em que se mete uma peça já usada e se cobra o valor de uma nova, ou se arranja aqui mas se tira uma peça dacolá para outro carro, ou se arranja aqui mas avaria-se acolá. Ainda hoje estou sem perceber como é que falta uma tampa da ótica dos médios - teria sido na Norauto onde deixei para trocar lâmpadas? Sim, porque no meu carro, para trocar um simples médio é preciso desmontar rodas e mais não sei o quê! (Na verdade depois de ter esfarrapado os braços, acho que agora já sei como fazer, e sem demorar duas horas).

Quem tem um carro, como a maioria das pessoas hoje em dia tem de ter para se deslocar, tem sempre várias opções para fazer as manutenções de X em X quilómetros no seu veículo:
- Ir à marca mas já sabe que pode inchar valentemente
- Ir às oficinas (supostamente) de baixo-custo, que floresceram mais que as lojas de Ouro
- Ir ao mecânico lá do bairro que até parece ser um amigalhaço e em que as faturas é coisa dos domínios do imaginário.
- Ou fazer o trabalho sozinho em casa, e se não souber muito bem como, pode-se sempre ir ao Youtube ver uns vídeos na esperança de tentar não destruir o carro!


freeimages.com

Ora bem, eu como não me quero habilitar a fazer o trabalho sozinho - apesar de me parecer que fazer uma revisão, em que se muda óleo e filtros não deve ter grande sabedoria - pago para me fazerem o trabalho. E o meu bólide estava agora com 150 mil Km. Então o que é que eu fiz? Pedi vários orçamentos pois acho que é o que de mais sensato há a fazer, e fi-lo para as oficinas o mais perto possível do local de trabalho, para se possível, deixar lá o carro de manhã e depois passar para ir buscar. Os resultados não deixam de ser, sem dúvida, assombrosos! 

- Primeiro orçamento, simulado no site da Midas que garante 40% mais barato que a revisão da marca. Quarenta por cento é muito dinheiro pensei. Então a brincadeira lá ficava por 170€

- Segundo orçamento, na Bosh Car Service, oficina que genericamente ouço toda a gente (bem ou mal) dizer bem, solicitado por e-mail: 190€.

Nem quero pensar quanto é que a marca me iria cobrar!

Pois é, na marca, são 95€.

Feitas as contas, na marca paguei menos 45% que na oficina que diz fazer 40% mais barato que na marca! Dá para entender? Não, mas o que é que isso interessa? Vale tudo, menos arrancar olhos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário