domingo, 25 de outubro de 2015

As mulheres querem-se é como as castanhas

Desde que me conheço, e habituado que fui a ouvir diferentes expressões populares, até porque sempre vivi no campo, sempre fui ouvindo dizer que a mulher quer-se como a sardinha: pequenina. Bom, na verdade não sei quem foi o iluminado ou iluminada que que se lembrou de afirmar tal coisa, se calhar alguém que tinha uma mulher baixinha - mais ou menos como o outro que fala dos olhos castanhos, como se a cor dos olhos fizesse uma pessoa. 
Mas ainda assim, eu certamente não queria uma mulher que fosse com uma sardinha, e não me refiro à altura, pois as mulheres, tal como os homens, não se medem pela altura que têm. Mas eu não quereria uma mulher que fosse como uma sardinha, cheia de espinhas, gordurosa, ou então daquelas que para aí se vêem muitas, das congeladas, enxabidas e carregadas de sal, que como se sabe tão mal fazem à saúde. Ou então pior, encontrar uma mulher como uma sardinha moída! E ainda por cima agora a sardinha tornou-se numa elite e está mais cara que o bife, muito pouco acessível às bocas alheias.

Pois então está mais do que no tempo de criar um novo provérbio:

As mulheres querem-se como as castanhas: Quentes & Boas.

E lembrei-me disto ontem, quando preparava umas castanhas que assei no moliço, e por moliço, quero dizer a caruma dos pinheiros, pois noutros lugares do país, moliço significa outra coisa completamente diferente. 







Quentes & boas, mas talvez um bocadinho menos queimadas! Tenho-me por grande especialista a assar castanhas - como se a coisa tivesse alguma coisa que saber! - mas desta feita saíram-me um pouquinho queimadas. 

5 comentários:

  1. Por aqui (Aveiro) moliço são umas algas que tiram da ria para pôr nas terras ;)

    Nunca tinha ouvido chamar moliço à caruma! (E essa comparação das sardinhas... está TOP! loool)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia,

      Sê muito bem-vinda! Estava a ver que nunca aparecias por cá pá!
      E eu estava precisamente a pensar no moliço de Aveiro quando escrevi o texto. Não fosse Aveiro, cidade conhecida pelos seus "moliceiros" usados na apanha do moliço. Ora bem, agora os moliceiros são usados para passear os turistas, mas pronto, isso são outras questões!
      Mas muitas pessoas quando falo no moliço não sabem o que é! Mas nós aqui onde vivo (Douro Litoral) chamamos às agulhas secas dos pinheiros que se acumulam no chão, de moliço. Daí o "assar as castanhas no moliço", que diga-se, é a forma que eu mais gosto de comer as castanhas!

      Mas conhecias a expressão "A mulher quer-se como a sardinha"? Olha, eu quando vejo a Shakira (a parva cismou de querer ser loira quando de cabelos pretos naturais ficava a matar) ou a Natalie Portman penso logo "grandes para quê"? Ah ah ah!!!
      Mas claro, ambos sabemos, que os centímetros não interessam nada.

      Eliminar
    2. Não sei porquê, mas não recebi notificação de resposta :/
      (E sei que já comentei mais vezes nos teus blogues, com jeitinho tenho muitas respostas tuas não lidas! )

      De região para região mudam-se muitos os termos! Uma vantagem de namorar com uma pessoa que vive a quase 300km de distância é que há sempre uma palavra que o outro desconhece, ou expressões, ou mesmo esse caso de a mesma palavra ter significados diferentes!

      Quanto à expressão das sardinhas, tendo eu pouco mais de 1,55m claro que conhecia eheheh

      E claro está que a altura não faz de uma pessoa melhor ou pior que outra, seja fisicamente como em carácter :)

      E mesmo não comentando sempre, sabes que estou sempre atenta :P

      Eliminar
    3. (Já percebi porque não recebia notificações, é preciso clicar no "botão" Notificar-me...)

      É no que dá ser pouco entendida nestas modernices :P

      Eliminar
    4. Sim é isso mesmo. É preciso mesmo colocar o visto no "notificar-me" para então, a partir daí, automaticamente passares a receber as notificações.
      Mas é verdade, há muitos regionalismos apesar do país ser pequenino, olha como a sardinha! E pelo facto de teres baixa estatura, não significa que conhecerias a expressão! Poderias não conhecer na mesma!

      Depois claro que a estatura não faz as pessoas, contudo, há pessoas que se interessam por pessoas mais altas/mais gordas, mais ou menos gordas. Por norma as mulheres tendem a arranjar companheiros mais altos. E eu até já tive uma colega, um pouco para o obesa, que me disse que não gostava, por exemplo, de se ver com homens magros ao lado. Parecendo que não, e para o bem ou para o mal, as pessoas sentem-se sempre mais ou menos atraídas pelo embrulho!
      Eu sei que estás atenta, és a única pessoa que recebe as novas mensagens via e-mail! Sei porque no outro dia apeteceu-me cuscar isso!

      Eliminar