domingo, 6 de julho de 2014

Estereótipos na publicidade

É muito difícil estar imune à publicidade porque ela está em todo o lado. Para já estou imune à que passa na televisão, mas no caso vou referir-me a dois anúncios da mesma marca que passam na rádio.

Uma conhecida marca revendedora de material de escritório (Staples) tem neste momento dois anúncios que passam constantemente na rádio. São dois anúncios diferentes, um com um homem e o outro com uma mulher, invocando o tema das férias e direcionando o consumidor para os produtos tecnológicos que a marca revende.

A mulher passa a mensgem que está preparada para as férias, conseguiu desta vez fazer uma mala pequena, e leva só o indispensável, a bugiganga eletrónica que a marca vende e tem espaço só mesmo para o indispensável bikini.

No anúncio com o homem, este dá a entender que quer convencer a mulher a levar com eles uma outra mulher por quem está apaixonado, e que "também a vais adorar". Depois ficamos a saber a saber que "ela" é afinal o último modelo da bugiganga fotográfica de uma marca conhecida.
freeimages.com

Daqui retiro que a publicidade continua presa a estereótipos um pouco desatualizados. Nunca na vida que um gaijo tem algum interesse em juntar amante e esposa no mesmo espaço, quanto mais fazer das duas amigas. O que qualquer homem que se preze pretende é, ir de férias com a mulher, e conseguir a proeza de, mesmo debaixo do nariz dela, tratar de faturar a morena (ou loira) boazona do apartamento ao lado!

E ao contrário dos homens, as mulheres é que têm muito mais interesse em juntar o marido e um amigo - ou desconhecido que sirva para o efeito - para com ambos preencher necessidades que com um só homem não podem ser preenchidas! 

Sem comentários:

Enviar um comentário