quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Os Reis da república

É curioso como há coisas que nunca mudam apesar de na verdade não fazerem qualquer sentido. Há cento e três anos que Portugal baniu a monarquia, porém, os maiores de qualquer coisa continuam a ser sempre os réis! Na maior parte das vezes são até auto-proclamados!

Há uns dias, dizia-me o meu vizinho "Oh pá, tu és o reio do azevinho"! Lá está, não disse que eu era o presidente da república do azevinho! 

Veja-se por exemplo no caso da morte de Eusébio. O homem morreu, e rapidamente alguém foi lá colocar uma coroa, o símbolo da realeza na cabeça da estátua. Lá está, ninguém foi lá colocar... pois é, e o que é que se ia lá colocar simbolizando a república? Os símbolos da república são a bandeira e o hino, mas a monarquia também os tem. Existe ainda a figura totalmente decorativa do busto da república, mais uma copiazinha francesa, mas que no fundo não é símbolo de nada.


Cento e três anos anos depois, já ninguém viveu no tempo dos dos réis, mas eles continuam a existir. Só na gastronomia temos o Rei das Bifanas, o Rei dos Cachorros, o Rei das Farturas, o Rei dos Leitões, o Rei da Pescada, o Rei do Bacalhau, o Rei do Choco Frito, o Rei dos Frangos....  quase de certeza que todas as iguarias terão o seu rei!

No fundo todos querem ser réis e rainhas, e na verdade, ninguém passa nenhum cartão à república, muito menos se assume como republicano. Ser republicano por oposição a quê? A nada, pois não existe mais nada. Podemos ser de esquerda por oposição à direita, aqui não, existe a república, fim. E na verdade, não se vê ninguém que defenda a monarquia a criticar a república e a chegar-se à frente, no fundo, nem os próprios monarcas colocam em cheque quem que os colocou fora-de-jogo.

Ninguém tem orgulho em ser republicano, mas todos têm o fascínio de serem réis, rainhas e príncipes. Basta ver o crescente sucesso que as feiras medievais têm tido, ao passo que a república já nem feriado merece.
Se calhar seria algo para os senhores políticos refletirem, em vez de se discutir se as mamas da república devem mudar de modelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário